I like to move it move it

Você se considera uma pessoa ativa? Daquelas que pratica exercícios físicos no mínimo 2 vezes por semana??

Se a sua resposta foi não, vamos falar sobre isso.

Fui uma daquelas crianças e adolescentes que sempre tentava arranjar uma desculpa para matar a aula de Educação Física, não tenho a menor coordenação motora para praticar esportes com bola (de nenhum tipo, nem bolinha de gude) e nunca fui muito fã de corridas, saltos, natação, e de novo também não tinha coordenação e nem vontade de praticar dança.

Pois bem, isso ajudou a piorar meus problemas de postura. Falta de exercício = musculatura fraca = falta de sustentação para a coluna. E foi isso que me motivou há 3 anos atrás, começar a praticar pilates. No começo foi muito dolorido. Pensem, a pessoa era completamente sem nenhum alongamento e ainda tinha a coluna torta. Só pra vocês terem noção, eu não conseguia dormir de barriga pra cima, tamanha era a dor na minha lombar. Com mais ou menos 3 meses de Pilates (2x por semana) já estava conseguindo dormir de barriga pra cima. Nossa, isso pra mim foi uma conquista!! Com um ano de Pilates, uma amiga me perguntou se eu tinha crescido, e de fato eu “cresci” alguns centímetros. Quando os resultados vão aparecendo começamos a ficar cada vez mais motivados e além de melhorar a postura, também comecei a querer melhorar meu condicionamento físico, principalmente a resistência. Era daquelas que se corresse pra atravessar a rua já morria.

Confesso que a corrida logo surgiu como uma opção natural, pois nunca gostei muito do ambiente de academia, além do que a corrida pode ser feita em qualquer lugar. Uma das razões pelas quais o Pilates me conquistou foi justamente o fato de uma aula ser totalmente diferente da outra, tanto na escolha dos exercícios (e variações) como na sequência e quantidade de repetições. A corrida também tem disso. Um dia você corre no Parque, no outro pode correr na sua vizinhança. Aliás isso é muito legal, variar os percursos sempre coloca um grau de dificuldade diferente e você acaba se desafiando mais. A sensação de chegar ao fim de uma subida que você achava interminável é a melhor prova disso.

Não comecei a correr sozinha, na louca. Procurei uma assessoria, e com a orientação correta de um profissional de Educação Física, comecei com corridinhas bem leves, tive que parar e voltar a caminhar unindo exercícios de fortalecimento, para então correr de verdade. Isso é muito importante, a orientação correta do profissional, ele estudou para isso e vai saber te orientar quando parar, quando forçar, vai te incentivar. Pra mim fez toda a diferença. Não sou nenhum Bolt, nem tenho a pretensão de ser, ainda estou no time dos 5 Km. E gente, os benefícios são tantos: estou dormindo melhor, comendo melhor (até engordei, o que sempre foi muito difícil), o trabalho rende mais, estou mais disposta, fiz novas amizades e o melhor, não morro mais se precisar correr pra atravessar a rua, hehe.

Estou compartilhando isso com vocês não para formar mais corredores, mas para plantar uma sementinha. Se até eu que nunca gostei de exercício não deixo de correr, com certeza deve ter algum exercício que você consiga praticar. Parece um papo muito “Bem Estar” mas como eu já listei ali em cima, os benefícios são tantos que vale a pena procurar alguma para se mexer. Não pensem que minha alimentação é toda fitness, que não deixo de sair com os amigos porque no dia seguinte tem treino. Nada disso, como de tudo mesmo, a parte boa de correr é que posso comer sem culpa. E a vantagem de treinar com uma assessoria de porte médio é que os professores estão no parque em diferentes dias e horários, por isso se eu não consigo acordar de manhã, ainda posso ir a noite, ou ainda tenho a opção de ir sozinha. O importante é não arranjar desculpas e entender que nunca é tarde demais para começar!

Sem jabá, para quem se interessar, vou deixar os contatos do Studio de Pilates e da Assessoria.

Vanessa Becker Pilates e Fisioterapia – (41) 3206-0007

4Run Assessoria Esportiva – http://www.4runassessoria.com.br/site/

Deixe um comentário

