Brigadeiro Brulee

Alma de gordinha safada mode on! hehehe

Mas todo mundo tem aqueles dias em que precisa de um docinho, né? Hoje foi o meu e resolvi fazer um dos meus preferidos: Brigadeiro Brulee.

A receita é bem simples, porém um maçarico culinário é necessário.

Para fazer o brigadeiro, pegue uma lata de leite condensado, com uma colher de sopa de margarina ou manteiga (sem sal) e adicione essência de baunilha, pode ser líquida ou a fava moída, como essa da foto.

DSCN5749

DSCN5745

Mexa em fogo médio, o tempo é de acordo com o seu gosto, eu prefiro ele mais durinho, então depois que ferve eu sempre deixo um tempinho mexendo sempre. É importante esperar pelo menos o brigadeiro desgrudar do fundo da panela, mas eu já percebi que quando isso começa a acontecer ele desgruda das laterais também, na foto dá pra ver.

DSCN5747 DSCN5746

Depois que o ponto estiver ok, despeje o brigadeiro numa travessa e deixe esfriar. Eu já sou mais ansiosa e coloco na geladeira pra agilizar o processo.

DSCN5748

Nunca tentei fazer esse brigadeiro sem enrolar, tipo pra comer de colher, então precisamos esperar estar BEM frio. Primeiro porque é mais fácil de enrolar e segundo pra não queimar a mão. Antes de enrolar é bom passar manteiga ou margarina na mão para não grudar, isso aprendi com a minha avó.

Faça as bolinhas do tamanho que quiser e passe no açúcar cristal. Não é aquele grossão, é aquele meio termo, nem o refinado de adoçar o café e nem o grossão.

DSCN5750 DSCN5751 DSCN5753

Eu sempre vou colocando as bolinhas já passadas no açúcar numa forma de pizza (essas bem baixinhas). Depois que eu termino, ligo o maçarico e vou queimando o açúcar do brigadeiro, até ficar dessa cor da foto.

DSCN5754 DSCN5756

É bom queimar bem em volta também

E pronto! Agora é só esperar esfriar um pouco e atacar.

Quem fizer me conta nos comentários o que achou!!!

2 comentários sobre “Brigadeiro Brulee

Deixe um comentário

